Foto: acervo CPP BA-SE |
Na última sexta-feira (1°), aconteceu na feira de Poço Redondo (SE) o “Ato em Defesa do Rio São Francisco e da Pesca Artesanal”. A atividade teve como objetivos: visibilizar os impactos socioambientais que a região do Baixo São Francisco vem sofrendo; denunciar a vazão desordenada causada pela CHESF, assim como a exploração de petróleo na foz do Rio São Francisco; e orientar a comunidade pesqueira sobre o novo recadastramento do RGP (Registro Geral da Pesca), suas exigências e impactos.
O ato reuniu Pescadoras e Pescadores Artesanais e lideranças comunitárias dos municípios de Poço Redondo (SE), Porto da Folha (SE), Olho D’água do Casado (AL) e Litoral Sergipano, durante o ato Pescadores denunciaram a vazão desordenada da CHESF, que tem causado assoreamento do rio, escassez e alterações na reprodução do pescado, avanço do mar e salinização das águas, desaparecimento das lagoas marginais, entre tantos outros impactos. Relataram ainda que nos últimos meses, a alteração frequente da vazão também tem causado diversos danos materiais ao povo ribeirinho.
Foto: acervo CPP BA-SE |
Quitéria Gomes, Agente da CPP BA-SE integrante da equipe Baixo São Francisco ressalta a importância da realização de uma ação como essa. “Esse ato foi muito importante, porque deu visibilidade às questões relacionadas ao São Francisco e a Pesca Artesanal. A questão do Petróleo na foz do São Francisco, por exemplo, quando falávamos sobre isso as pessoas tomavam como surpresa, não sabiam da chegada desse grande projeto e muito menos do impacto dele para a nossa região”, afirma.
Foto: acervo CPP BA-SE |
Enquanto Agentes do CPP, Pescadoras e Pescadores Artesanais, quilombolas e lideranças de comunidades alertavam a população sobre a importância de defender o Velho Chico, o trio Tome Xote composto por artistas locais animou o ato. A ação integra a Semana do São Francisco e foi realizada pelo CPP BA-SE, equipe Baixo São Francisco em parceria com o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais e Movimento das Marisqueiras de Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui