terça-feira, 15 de setembro de 2015

Comunidades do Norte BTS realizam formação sobre Meio Ambiente e Legislação Ambiental

 No dia 10 de setembro as comunidades (Quitéria Velha, Ilha das Fontes, Mapele, Quilombo do Tororó e Quilombo Rio dos Macacos) do Norte da Baía de Todos os Santos realizam formação sobre questões relacionadas ao meio ambiente e a legislação ambiental. A atividade contou com a colaboração da Bióloga Marcella Laize (NEPPA), em parceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores e com o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais.
Durante as oficinas, as comunidades levantaram os principais problemas ambientais da região, a maioria relacionada à poluição química causada pelos vazamentos de gás, derramamentos de óleo e a utilização de produtos químicos pelas empresas da região, como a Petrobrás, Refinaria Landulfo Alves (Petrobrás), Gerdau, Moinho Aratu, a Dow Química e a Belov. A invasão dos territórios tradicionais de pesca também foi citada como um problema na região, já que com a implantação das empresas nos territórios as pessoas ficam impedidas de utilizar áreas que tradicionalmente serviram para a sustentação de suas famílias. O impedimento se dá tanto pela implantação de cercas, como pela invasão de tubulação de gás nas áreas de terra e água.
Com a poluição e destruição das áreas de pesca (terra e água), os impactos já são visíveis nas comunidades, são gritantes os casos de mariscos mortos e o forte odor nas áreas de manguezal, dos peixes que antes tinham grande ocorrência e que atualmente se encontram com menor ocorrência. A instalação dessas empresas, portanto, afeta os modos de fazer, viver e criar e o meio ambiente dessas comunidades.
A formação também teve como foco as principais legislações ambientais, além das que fazem referência especificamente aos povos e comunidades tradicionais.


NO RIO E NO MAR, PESCADOR NA LUTA
NOS AÇUDES E BARRAGENS, PESCANDO A LIBERDADE
HIDRONEGÓCIO, RESISTIR!
CERCA NAS ÁGUAS, DERRUBAR!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui